2 tipos de pedras brancas fantásticas para cozinha


Pedras brancas ideais com alta durabilidade para ambientes de cozinhas.



Projeto por @Gabrielatoledoarquitetura


Cozinhas com pedras brancas fazem parte do imaginário das pessoas.
Cozinhas com bancadas brancas são uma tendência.
Muitos sonham em ter esse tipo de material nos tampos, mesas pias e etc..
Mas é importante saber que nem toda pedra branca é apropriada para cozinhas, pois as pedras naturais são muito sensíveis a manchas, infiltrações e também não são resistentes a altas temperaturas, que com o tempo podem rachar o material.
Então se você está no grupo de pessoas que gostaria de ter uma cozinha com pedras brancas, fique ligado nas dicas desse artigo, pois assim você elimina os riscos de cometer um erro na escolha para sua cozinha.

O Quartzo Empório Stone Super Branco é um dos materiais que podem ser usados em cozinhas.
Essa é uma pedra que tem um ótimo custo benefício. Ela tem cor branca homogênea, ou seja não tem veios. Esse material é apropriado para cozinhas, pois é resistente a manchas de gorduras, ácidos, vinhos e etc... Apesar do Quartzo ser resistente a manchas, ele não é resistente a riscos e altas temperaturas, então se optar por esse material é necessário ter alguns cuidados em relação a isso.
Outras opções são as laminas de pedras sintéticas ultracompactas, como a Neolite.  A lâmina ultracompacta tem sido muito comercializada no mercado, pois imitam o quartzo e tem tonalidades mais foscas ou brilhantes.

As opções de pedras ultracompactas são as mais apropriadas para cozinhas, pois tem extrema resistência a manchas e também ao calor.  Além desses benefícios esse tipo de pedra não sofre riscos, ou seja, você pode cortar alimentos em cima de um tampo de pedra ultracompacta sem estragar. Outra vantagem é que elas têm função bactericida....
Essas pedras sintéticas podem ficar expostas a altas temperaturas como em churrasqueiras, ao sol e a chuva.
Por todos esses motivos as pedras ultracompactas são indicadas para cozinhas, churrasqueiras, e áreas externas em geral.
Para fazer cubas esculpidas na cozinha você pode também usar essas duas pedras, porém o quartzo oferece a possibilidade de um acabamento mais fino e melhor.
A limpeza dessas pedras deve ser feita com detergente neutro, agua morna e com a parte lisa da bucha.  Em caso de manchas mais resistentes, recomendamos a aplicação de sapólio sem cloro por cerca de 5 minutos. Depois tire a mancha com a parte grossa da esponja. Mas a limpeza com sapólio deve ser feita no máximo de dois em dois meses.

Os valores desses dois materiais variam muito pouco no mercado e dependem muito da qualidade e marca dos materiais. Pedras brancas nacionais são mais baratas, mas têm menos qualidade também.

O Quartzo Empório Stone Super Branco custa por volta de R$ 1.200 o metro quadrado e tem garantia de 10 anos.
As pedras sintéticas ultracompactas são materiais de alta tecnologia e mais duráveis. Por isso custam mais caro.  Elas têm o valor médio de R$ 2.200 o metro quadrado e também têm garantia de 10 anos.

Mármores que não podem ser instalados em cozinhas

Agora que falamos sobre as pedras que podem ser instaladas em cozinha, é importante falar também sobre as que não podem!
O mármore Branco Prime é uma das pedras que não devem ser usadas para áreas de cozinha.
Essas pedras apesar de serem lindas e serem muito usadas em banheiros, não devem ser usadas na cozinha, pois não tem resistência a manchas.
Temos um caso de uma cliente que optou pelo mármore Branco Prime na cozinha dela, apesar de nossa contra indicação. Avisamos que aquele material não iria durar.
Mas ela não nos deu ouvidos e instalou a pedra na cozinha. Em uma semana, caiu suco de laranja na superfície do material e manchou. Ela teve que refazer a bancada com o quartzo.
Não use o Branco Prime em cozinhas.

Outra pedra que não pode ser usada em cozinhas é o mármore Pighuês.
Esse mármore é uma pedra natural grega. É maravilhoso, super procurado. As pessoas adoram esse produto.
Só que ele não pode ser colocado em cozinhas.
Por ser uma pedra natural, o mármore Pighês é muito sensível a manchas e mudanças de temperatura.
Ele deve ser usado para pisos, escadas, lavatórios, nichos e etc...

E fiquem espertos! Nós temos visto muitos erros por ai. Muitas vezes pela falta de conhecimento do proprietário ou de quem indica o mármore, pessoas colocam tipos de pedras não apropriados para os ambientes. Por isso é normal ver mármores não adequados em cozinhas, banheiros e áreas externas. Isso causa um grande desconforto pois  essas pedras podem estragar  e trazer muita dor de cabeça para o arquiteto e o morador.
Nós da Empório das Rochas oferecemos uma consultoria gratuita para quem compra mármores e granitos conosco. Indicamos o tipo de mármore certo para cada ambiente para que você evite problemas.

Comentários